
Tecnico de Enfermagem – Centro Cirurgico – Hospital Santa Cruz
17/05/2025
COFEN Emite Nota de Esclarecimento Sobre o Atendimento de Adolescentes pela Enfermagem
23/05/2025Fim da Enfermagem EAD
O tema tem sido amplamente discutido, especialmente pelos órgãos que fiscalizam e regulamentam a profissão da Enfermagem — entre eles, o COFEN e os Conselhos Regionais — que há tempos vinham solicitando o fim da modalidade de Ensino a Distância (EAD) para os cursos de Enfermagem no Brasil. A principal alegação era a precarização da formação profissional e os possíveis riscos à sociedade. Recentemente, tivemos um desfecho para essa questão.
No último dia 19 de maio de 2025, o governo editou a nova política de Educação a Distância, proibindo a oferta do curso de Enfermagem na modalidade EAD e determinando que sua carga horária seja integralmente presencial.
Um dos fatores que embasaram essa decisão foram os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que apresentaram os seguintes dados:
“De 692 graduações avaliadas, apenas 1,3% alcançou a nota máxima, enquanto 512 obtiveram desempenho insatisfatório.”
Nem todos receberam essa notícia com entusiasmo. Em tempos em que o tempo é escasso, a modalidade EAD representava, para muitos, uma oportunidade de conciliar os estudos com outras responsabilidades. No entanto, também é amplamente reconhecido que certas profissões, como a Enfermagem, exigem um contato mais direto com a instituição de ensino e os professores, a fim de garantir a formação de profissionais devidamente preparados para o mercado.
Fonte: https://www.cofen.gov.br/nota-oficial-mec-proibe-ead-na-enfermagem